A órtese dinâmica Dr. Dobbs foi desenvolvida para ser utilizada durante todo o tratamento, sendo necessário apenas ajustes graduais do ângulo de abertura dos pés e da distância entre eles.
Vale ressaltar que estes ajustes deverão ser prescritos pelo médico responsável pelo tratamento de PTC de seu filho (a) e deverão ser seguidos rigorosamente para a efetividade do tratamento. Caso o médico ainda não tenha conhecimento sobre a órtese dinâmica Dr. Dobbs é muito importante que as informações contidas nesse site sejam direcionadas a ele.
O tempo de troca do sapatinho é variável e depende do desenvolvimento individual de cada criança. Durante os primeiros meses de vida, as crianças tendem a crescer e se desenvolver mais rapidamente. Desta forma, a substituição deste sapatinho deverá ser mais frequente, mais precisamente de duas a três vezes durante esse período. Após o primeiro ano de vida, o crescimento se estabiliza e, em média, a substituição do sapatinho poderá ser feita a cada seis ou sete meses. É importante que o médico de seu filho (a) faça o acompanhamento e dê as orientações durante esse processo de troca.
A órtese dinâmica Dr. Dobbs é feita de alumínio e pesa 326 gramas. Essa característica proporciona à criança acometida com PTC um tratamento mais humanizado, pautado pelo conforto, qualidade de vida e bem-estar.
Já os calçados Markell são confeccionados externamente por couro e internamente por pelica, o que os torna muito macios, confortáveis e duráveis. O uso desses materiais garante também a eficiência térmica, evitando o suor e consequente assadura nos pés devido à fricção pelo movimento. Estes possuem também ajustes precisos, necessários para que o calcanhar da criança seja posicionado corretamente durante o uso da órtese.
Para escolher o tamanho indicado, será necessário realizar a medida exata em centimetros dos pés da criança. Esse procedimento poderá ser feito com uma régua transparente escolar.Não utilizar fitas métricas ou trena.Para obter as medidas, posicione o calcanhar da criança no zero da regua e confirme a medida encontrada na ponta do dedão do pézinho da criança.
Dica: Procure executar essa tarefa com a criança dormindo, facilitando encontrar a medida correta.
Em seguida anote a medida exata em centimetros (sem arredondamentos) e encaminhe junto ao pedido.
Não é possível andar com a órtese. No entanto, a órtese dinâmica Dr. Dobbs permite que a criança engatinhe e tenha maior conforto para dormir e realizar atividades do dia-a-dia, com mais dinamismo e praticidade. A partir do momento que a criança começa a dar os primeiros passos, o uso da órtese passa a ser obrigatório somente no período noturno.
Vale ressaltar também que o tempo que a criança deverá passar com a órtese articulada deverá ser prescrita pelo médico responsável.
Uma órtese tradicional normalmente é fixa e sem nenhum tipo de ajuste. Desta forma, conforme o crescimento e desenvolvimento da criança essa órtese deverá ser substituída. Já a órtese Dr. Dobbs é totalmente ajustável e poderá ser utilizada até o final do tratamento, não sendo necessária a substituição.
A articulação da órtese Dr. Dobbs proporciona à criança vários benefícios, como o estímulo a maior movimentação dos tornozelos da criança e liberdade dos movimentos. Ela ainda conta com o exclusivo sistema “plug” que permite a rápida remoção da órtese e do calçado para troca de fraldas e roupas.
Você precisa da prescrição médica solicitando a órtese para tratamento de PTC e a medida exata dos pés da criança em centímetros.
A órtese dinâmica Dr. Dobbs, assim como as órteses convencionais não podem ser compradas sem a prescrição médica.
A órtese Dr. Dobbs não tem uma durabilidade específica. Ela é muito dinâmica e durável e acompanhará o desenvolvimento do seu filho até o final do tratamento.